ESTUDO 8

 

Pergunta 10: Como Deus criou o homem?

Resposta: Deus criou o homem à Sua própria imagem1, em conhecimento, justiça e santidade2 com domínio sobre as criaturas3.

 

1.   Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. (Gênesis 1:27).

2.   E vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou (Colossenses 3:10). E vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. (Efésios 4:24).

3.   Então Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. (Gênesis 1:28).

 

Enquanto na lição anterior nós vimos que Deus criou todas as coisas, a presente lição enfatiza a criação do homem em particular. E a razão para este interesse especial no homem é o fato de que a Bíblia nos ensina que todas as coisas foram feitas para a consumação do propósito de Deus tendo o homem em posição de proeminência. Podemos ilustrar este fato dizendo que a criação sem o homem seria como um grande navio sem um capitão, ou como um grande exército sem um general. Dentre todas as criaturas de Deus, somente o homem foi feito à própria imagem de Deus. Foi somente para o homem que Deus falou as seguintes palavras: "Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra." (Gênesis 1:28).

Às vezes é dito, até mesmo por cristãos, que a verdade da proeminência do homem sobre a criação pode ser harmonizada com a teoria da evolução. Aqueles que tentam fazer isto são chamados freqüentemente os evolucionistas teístas. Eles concordam em grande parte com o ensino da evolução como uma descrição do processo de desenvolvimento que ocorreu no mundo. Primeiro vieram os animais unicelulares, e então os mais complexos, etc. Mas eles acreditam que isto aconteceu porque Deus está “por atrás” de tudo, controlando as os vários estágios de desenvolvimento. Por exemplo, os evolucionistas teístas podem acreditar que o corpo do homem realmente descendeu dos macacos. Mas eles diriam que Deus criou algo novo em um determinado momento, isto é, a alma humana ou espírito, e só quando isto aconteceu o “homem” realmente começou a existir como o portador da imagem divina. O que devemos pensar sobre esta doutrina de evolução teísta (isto é, evolução como o método da criação de Deus)?  (1) Em primeiro lugar, ela não está de acordo com Gênesis 2:7 que diz que "Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente." Os animais, para os quais Deus já tinha dado vida, não poderiam ser chamados de "o pó da terra". Se Deus tivesse feito o homem acrescentando algo a uma criatura já viva, por que Deus precisaria lhe dar "o fôlego de vida"?  (2) Além disso, não é declarado em nenhuma parte da Bíblia que devemos considerar o corpo do homem como sendo uma coisa "bestial", ao mesmo tempo em que pensamos na alma como algo "angelical". Obviamente, é verdade que o homem possui um corpo físico e uma alma não material. O Senhor Jesus disse: “não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo” (Mateus 10:28). Mas quando é dito que o corpo do homem evoluiu das mais elementares formas de vida, e que somente a alma foi criada por Deus, está presente (conscientemente ou não) o pensamento de que de alguma maneira a alma de homem é melhor que o corpo, e que um vem de Deus em um sentido mais fundamental do que o outro. E isto não é o que a Bíblia ensina. Esta é a razão pela qual a fé cristã (diferentemente das falsas religiões) enfatiza a esperança da ressurreição do corpo, e não somente a sobrevivência da alma depois de morte! Deus criou o homem inteiro, e é o homem inteiro que será salvo pelo Senhor Jesus Cristo, ou então condenado por Deus no último dia.

Mas o que significa dizer que o homem foi criado à imagem de Deus? Nós acreditamos que isto pode ser compreendido melhor se nós pensarmos no homem como ele foi criado originalmente. Considere os seguintes pontos:

(1)  Deus criou o homem à Sua própria imagem - em conhecimento. Isto significa que Adão, enquanto ele estava sem pecado, foi capaz de entender a revelação de Deus sobre Si mesmo no mundo. Quando Adão "deu nome a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos" (Gênesis 2:20), ele estava fazendo algo mais que somente "inventando nomes". Nomes eram realmente verdadeiras descrições das coisas que foram nomeadas. Quando Adão deu nome à sua esposa Eva (que significa "aquela que dá vida"), ele fez assim porque ela foi "a mãe de todos os seres humanos" (Gênesis 3:20). Quando Adão estudou os animais, igualmente ele lhes deu nomes, mostrando-se capaz de entender (e expressar) a verdadeira natureza das coisas. Em outras palavras, Adão (enquanto ainda sem pecado) era um profeta no mais alto sentido, pois um profeta pode ver a verdade de Deus, e falar esta verdade para o benefício de outros.

(2)  Deus criou o homem à Sua própria imagem em santidade. Isto significa que Adão, enquanto ele estava sem pecado, foi consagrado completamente a Deus. No Velho Testamento nós encontramos este conceito cuidadosamente desenvolvido na prática da adoração revelada por Deus através de Moisés. Havia o sumo sacerdote, o tabernáculo e as várias ofertas. Havia as cerimônias divinas. E a idéia básica de santidade era sempre proeminente. Santidade significa "ser separado para o Senhor". No caso de Adão a santidade não correspondia a cerimônias ou sacrifícios, e sim uma questão de devoção de coração. Ele era santo porque ele encontrava em Deus o supremo deleite. Longe de estar amedrontado (antes que ele pecasse), Adão sentia-se em paz na presença de Deus. Ele foi “separado” para o Senhor em todas as coisas, e ele desejou isto. Ele foi, neste sentido, verdadeiramente um sacerdote.

(3)  Deus criou o homem à Sua própria imagem em justiça, que é um outro nome para obediência a Deus. Aquele que faz o que Deus quer, faz o que é justo. Assim, é bastante apropriado dizer que Adão, antes de pecar, era um rei. Um rei é alguém que rege. Adão reinou sobre o mundo inteiro que Deus havia colocado sob o seu domínio. Como ele conhecia a vontade de Deus (como um profeta), e desejava só servi-lo (como um sacerdote), ele também pôde fazer as obras de justiça como rei da criação. Assim, nós vemos que não é correto falar da imagem de Deus no homem. O correto é dizer que o próprio homem é a imagem de Deus. A imagem de Deus não era algo no homem, ou alguma parte do homem (a alma). O próprio homem (pensando como um profeta, sentindo como um sacerdote, e agindo como um rei) era a imagem de Deus.

 

É bom lembrarmos disto ao estudarmos as próximas lições, pois é só com uma compreensão apropriada do homem como a imagem de Deus na criação que podemos entender muitas outras doutrinas da fé cristã. Consideremos os seguintes exemplos: (1) a doutrina da depravação total do homem pode ser entendida somente se primeiramente compreendemos o significado da criação do homem à imagem de Deus. Foi o homem inteiro que caiu na primeira transgressão de Adão, e é o homem inteiro que agora é corrupto em toda parte.  (2) Novamente, é na luz deste ensino que nós podemos entender melhor a obra salvífica de Cristo. O Velho Testamento revela a promessa do Salvador, a ser enviado ao mundo pelo Pai, em termos dos profetas, sacerdotes e reis da história bíblica. Jesus, para salvar o Seu povo dos pecados deles, teve que ser o profeta, o sacerdote e o rei perfeito. (3) Outra doutrina que nós podemos entender melhor, se nós guardarmos firmemente esta lição, é a conversão do pecador a Cristo. Nós veremos a razão da verdadeira conversão envolver conhecimento, sentimento e vontade. (4) Finalmente, é na luz deste ensino que podemos entender as marcas de uma verdadeira Igreja. A verdadeira Igreja de Cristo não é um edifício, e sim um organismo, um corpo de pessoas que pertencem ao Senhor. Em outras palavras, é um grupo de pessoas que foram convertidas ao verdadeiro conhecimento, santidade e justiça. E, como nós veremos, esta é a razão pela qual as marcas da verdadeira Igreja devem incluir a pregação fiel da Palavra de Deus, a verdadeira administração dos sacramentos, e o exercício fiel de disciplina na Igreja. Nestas coisas nós vemos o cumprimento glorioso do ministério de Cristo como profeta, sacerdote e rei. E por elas nós vemos também o Seu povo tornando-se co-participante destas coisas.

 

Perguntas:

1. Por que este estudo apresenta outra pergunta (além da pergunta 9) para a doutrina de criação (desta vez, a criação do homem)?

2. O que acreditam os evolucionistas teístas sobre a origem do homem?

3. Quais razões você pode apresentar para rejeitar a evolução teísta?

4. O homem possui corpo e alma? Prove.

5. Qual (corpo ou alma) é o melhor?

6. Nas figuras A, B e C, o que Shorty está fazendo que ilustra a lição?

7. Em suas próprias palavras, diga brevemente o que você acha que um profeta deveria ser. E um sacerdote? E um rei?

8. Qual das frases seguintes é a correta? "A imagem de Deus está no homem” ou "O homem é a imagem de Deus" ou "A alma contém a imagem de Deus”. Por que você fez esta escolha?

9. Que outras doutrinas podem ser mais bem entendidas à luz desta lição?

 

Fonte: G.I. Williamson, O Catecismo Menor, Vol.1, Presbyterian and Reformed Publishing Co., E.U.A.