ESTUDO 8
Pergunta 10: Como Deus criou o homem?
Resposta: Deus criou o homem à Sua
própria imagem1, em conhecimento, justiça e santidade2
com domínio sobre as criaturas3.
1. Criou
Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem
e mulher os criou. (Gênesis 1:27).
2. E
vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a
imagem daquele que o criou (Colossenses 3:10). E vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e
retidão procedentes da verdade. (Efésios 4:24).
3. Então
Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a
terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos
céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. (Gênesis
1:28).
Enquanto na
lição anterior nós vimos que Deus criou todas as coisas, a
presente lição enfatiza a criação do homem
Às vezes é
dito, até mesmo por cristãos, que a verdade da proeminência
do homem sobre a criação pode ser harmonizada com a teoria da
evolução. Aqueles que tentam fazer isto são chamados
freqüentemente os evolucionistas teístas. Eles concordam em grande
parte com o ensino da evolução como uma descrição
do processo de desenvolvimento que ocorreu no mundo. Primeiro vieram os animais
unicelulares, e então os mais complexos, etc. Mas eles acreditam que
isto aconteceu porque Deus está “por atrás” de tudo,
controlando as os vários estágios de desenvolvimento. Por exemplo,
os evolucionistas teístas podem acreditar que o corpo do homem realmente
descendeu dos macacos. Mas eles diriam que Deus criou algo novo em um
determinado momento, isto é, a alma humana ou espírito, e
só quando isto aconteceu o “homem” realmente começou
a existir como o portador da imagem divina. O que devemos pensar sobre esta
doutrina de evolução teísta (isto é,
evolução como o método da criação de
Deus)? (1) Em primeiro lugar, ela não
está de acordo com Gênesis 2:7 que diz que "Então, formou o Senhor Deus ao homem
do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o
homem passou a ser alma vivente." Os animais, para os quais Deus
já tinha dado vida, não poderiam ser chamados de "o pó da terra". Se Deus
tivesse feito o homem acrescentando algo a uma criatura já viva, por que
Deus precisaria lhe dar "o
fôlego de vida"? (2)
Além disso, não é declarado em nenhuma parte da
Bíblia que devemos considerar o corpo
do homem como sendo uma coisa "bestial", ao mesmo tempo em que
pensamos na alma como algo "angelical". Obviamente, é verdade
que o homem possui um corpo físico e uma alma não material. O
Senhor Jesus disse: “não
temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes,
aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo”
(Mateus 10:28). Mas quando é dito que o corpo do homem evoluiu das mais
elementares formas de vida, e que somente a alma foi criada por Deus,
está presente (conscientemente ou não) o pensamento de que de
alguma maneira a alma de homem é melhor que o corpo, e que um vem de Deus
em um sentido mais fundamental do que o outro. E isto não é o que
a Bíblia ensina. Esta é a razão pela qual a fé
cristã (diferentemente das falsas religiões) enfatiza a
esperança da ressurreição do corpo, e não somente a
sobrevivência da alma depois de morte! Deus criou o homem inteiro, e
é o homem inteiro que será salvo pelo Senhor Jesus Cristo, ou
então condenado por Deus no último dia.
Mas o que significa dizer
que o homem foi criado à imagem de Deus? Nós acreditamos que isto
pode ser compreendido melhor se nós pensarmos no homem como ele foi
criado originalmente. Considere os seguintes pontos:
(1) Deus criou o homem à Sua
própria imagem -
(2) Deus criou o homem à Sua própria
imagem
(3) Deus criou o homem à Sua
própria imagem em justiça,
que é um outro nome para obediência a Deus. Aquele que faz o que
Deus quer, faz o que é justo. Assim, é bastante apropriado dizer
que Adão, antes de pecar, era um rei. Um rei é alguém que
rege. Adão reinou sobre o mundo inteiro que Deus havia colocado sob o
seu domínio. Como ele conhecia
a vontade de Deus (como um profeta), e desejava
só servi-lo (como um sacerdote), ele também pôde fazer as
obras de justiça como rei da criação. Assim, nós
vemos que não é correto falar da imagem de Deus no homem. O correto é dizer que o
próprio homem é a imagem de Deus. A imagem de Deus não era
algo no homem, ou alguma parte do homem (a alma). O próprio homem
(pensando como um profeta, sentindo como um sacerdote, e agindo como um rei)
era a imagem de Deus.
É
bom lembrarmos disto ao estudarmos as próximas lições,
pois é só com uma compreensão apropriada do homem como a
imagem de Deus na criação que podemos entender muitas outras
doutrinas da fé cristã. Consideremos os seguintes exemplos: (1) a
doutrina da depravação
total do homem pode ser entendida somente se primeiramente compreendemos o
significado da criação do homem à imagem de Deus. Foi o
homem inteiro que caiu na primeira transgressão de Adão, e
é o homem inteiro que agora é corrupto em toda parte. (2) Novamente, é na luz deste
ensino que nós podemos entender melhor a obra salvífica de
Cristo. O Velho Testamento revela a promessa do Salvador, a ser enviado ao
mundo pelo Pai, em termos dos profetas, sacerdotes e reis da história
bíblica. Jesus, para salvar o Seu povo dos pecados deles, teve que ser o
profeta, o sacerdote e o rei perfeito. (3) Outra doutrina que nós
podemos entender melhor, se nós guardarmos firmemente esta
lição, é a conversão
do pecador a Cristo. Nós veremos a razão da verdadeira
conversão envolver conhecimento, sentimento e vontade. (4) Finalmente,
é na luz deste ensino que podemos entender as marcas de uma verdadeira Igreja. A verdadeira Igreja de Cristo
não é um edifício, e sim um organismo, um corpo de pessoas
que pertencem ao Senhor. Em outras palavras, é um grupo de pessoas que
foram convertidas ao verdadeiro conhecimento, santidade e justiça. E,
como nós veremos, esta é a razão pela qual as marcas da
verdadeira Igreja devem incluir a pregação fiel da Palavra de
Deus, a verdadeira administração dos sacramentos, e o
exercício fiel de disciplina na Igreja. Nestas coisas nós vemos o
cumprimento glorioso do ministério de Cristo como profeta, sacerdote e
rei. E por elas nós vemos também o Seu povo tornando-se
co-participante destas coisas.
Perguntas:
1. Por que este estudo apresenta outra pergunta
(além da pergunta 9) para a doutrina de criação (desta
vez, a criação do homem)?
2. O que acreditam os evolucionistas
teístas sobre a origem do homem?
3. Quais razões você pode
apresentar para rejeitar a evolução teísta?
4. O homem possui corpo e alma? Prove.
5. Qual (corpo ou alma) é o
melhor?
6. Nas figuras A, B e C, o que Shorty
está fazendo que ilustra a lição?
7. Em suas próprias palavras, diga
brevemente o que você acha que um profeta deveria ser. E um sacerdote? E
um rei?
8. Qual das frases seguintes é a correta?
"A imagem de Deus está no homem” ou "O homem é a
imagem de Deus" ou "A alma contém a imagem de Deus”. Por
que você fez esta escolha?
9. Que outras doutrinas podem ser mais
bem entendidas à luz desta lição?
Fonte: G.I. Williamson, O
Catecismo Menor, Vol.1, Presbyterian and Reformed Publishing Co., E.U.A.