ESTUDO 25
Pergunta 30: Como o Espírito Santo aplica sobre
nós a redenção comprada por Cristo?
Resposta: O
Espírito Santo aplica sobre nós a redenção comprada por Cristo1
produzindo fé em nós2, e por ela nos unindo a Cristo em nosso
chamado eficaz3.
Pergunta 31: O que é chamado eficaz?
Resposta: Chamado
eficaz é a obra do Espírito Santo de Deus4, por meio do qual, nos
convencendo de nosso pecado e miséria5, iluminando nossas mentes no
conhecimento de Cristo6, e renovando a nossa vontade7,
nos persuade e nos capacita a crer no Jesus Cristo oferecido livremente a nós
no evangelho8.
1. O
espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos
tenho dito são espírito e são vida (João 6:63).
2. Porque
pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus
(Efésios 2:8).
3. Fiel é
Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso
Senhor (I Coríntios 1:9).
4. Não te
envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado,
que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do
evangelho, segundo o poder de Deus, que
nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras,
mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada
5. Ouvindo
eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos
demais apóstolos: Que faremos, irmãos? (Atos 2:37).
6. abrir
para lhes abrires os olhos e os converteres das trevas para a luz e da
potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão de pecados e
herança entre os que são santificados pela fé em mim. (Atos 26:18).
7. Dar-lhes-ei
um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração
de pedra e lhes darei coração de carne (Ezequiel 11:19).
8. Ninguém
pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no
último dia (João 6:44).
Deus
decidiu levar os pecadores à salvação através da pregação do evangelho. O
Apóstolo Paulo escreveu: “Visto como, na
sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a
Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação” (I Coríntios 1:21). É
por esta razão que Cristo deu à Sua Igreja a tarefa de ir a todo o mundo para
pregar o evangelho a todos os homens: “Ide,
portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e
do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos
tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do
século” (Mateus 28:19,20). Este é o modo no qual os homens devem ser
salvos, pois “a fé vem pela pregação, e a
pregação, pela palavra de Cristo” (Romanos 10:17). E “não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a
salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego”
(Romanos 1:16).
Mas a grande pergunta é:
Por que alguns homens aceitam o evangelho quando eles o ouvem, enquanto outros
não aceitam? Por que o evangelho leva alguns homens à conversão, enquanto
outros ficam indiferentes? Em resposta a esta pergunta, temos que entender
primeiramente que a razão não está no evangelho. É o mesmo evangelho que é
pregado a todos os homens. Jesus Cristo é oferecido livremente no evangelho a
todos os pecadores sem exceção. Alguns pressupõem que a salvação é na realidade
oferecida somente aos “eleitos”. Eles dizem que “Deus só pretende salvar os
eleitos, e consequentemente Deus só pode oferecer a salvação somente a eles. Se
Deus oferecesse isto aos outros Ele não seria sincero”. Entretanto, apesar de
isto parecer razoável à mente do homem, isto não é verdade, pois “Todo aquele que invocar o nome do Senhor
será salvo” (Romanos 10:13). Não há nada no evangelho que impede qualquer
homem de aceitar a oferta de salvação contida nele.
Um segundo fato que
devemos entender é que a razão para esta diferença entre os homens não é algo
cuja fonte se encontra neles. Se um homem aceitar o evangelho e outro homem
não, nós poderíamos imaginar que um dos homens tem uma natureza melhor que o
outro. Nós poderíamos imaginar que um deles é por natureza mais pecador que o
outro. Mas isto, novamente, não é verdade. A Bíblia nos fala que todos os homens estão por
natureza mortos em suas transgressões e pecados: “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados”
(Efésios 2:1). E não há nenhum homem que aceitará o evangelho pela sua própria
vontade e desejo naturais: “Ora, o homem
natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não
pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente” (I Coríntios
2:14). Então, a verdade é que se Deus fosse deixar os homens ao seu próprio
poder; e ao seu próprio desejo natural, nenhum homem na terra aceitaria o
evangelho.
Entretanto, nós sabemos
que alguns homens aceitam o evangelho! Então novamente nós fazemos a pergunta:
Por que alguns homens aceitam a oferta do evangelho? A resposta é que alguns
são eficazmente chamados. Eles são eficazmente chamados porque eles não só ouvem o
verdadeiro evangelho pregado, mas também são regenerados pelo Espírito Santo.
Este processo pode ser descrito como se segue:
(1) O evangelho é pregado a um grupo de pessoas.
Todos os que ouvem o evangelho estão mortos em seus pecados. Eles não podem
acreditar no evangelho porque eles consideram-no uma tolice ou loucura.
(2) Então, no caso de alguns, o Espírito Santo
executa uma obra poderosa. Ela é composta por:
“vivificação”:
“e estando nós mortos em nossos delitos,
nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos” (Efésios
2:5);
“criação”:
“Pois somos feitura dele, criados
“novo nascimento”: “Perguntou-lhe
Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao
ventre materno e nascer segunda vez?” (João 3:4) E Jesus disse “Não te
admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.” (João 3:7);
“ressurreição”:
“e, juntamente com ele, nos ressuscitou,
e nos fez assentar nos lugares celestiais
É um milagre que restaura
o homem espiritualmente, tanto quanto os milagres de Cristo durante o Seu
ministério na Terra restauraram as habilidades físicas dos cegos, surdos,
mancos, etc.
(3) O resultado da obra regeneradora do Espírito
Santo mostra que o evangelho tem um efeito poderoso. O que antes parecia tolice
ou loucura, agora toca o coração do pecador: “Ouvindo eles estas coisas, compungiu-se-lhes o coração e perguntaram a
Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos?” (Atos 2:37). E o que
antes parecia somente como palavras de homens, agora é recebido como a
verdadeira palavra de Deus: “tendo vós
recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como
palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com
efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes” (I Tessalonicenses
2:13). Deixe-nos ilustrar:
O que o chamado eficaz
significa pode talvez ser visto mais claramente se nós compararmos isto com a
ressurreição de Lázaro (João 11). Lázaro estava morto. Ele não era capaz de
ouvir ou fazer coisa alguma, porque ele estava morto. Mesmo assim o nosso
Senhor Jesus Cristo caminhou até a sepultura dele e disse, “Lázaro, vem para fora” (João 11:43).
Isto é semelhante ao que vemos quando um pecador ouve o evangelho (Figura A), o
qual entra em um ouvido e sai pelo outro. Isto ocorre porque ele está
espiritualmente morto. Mas quão diferente é quando o Espírito Santo regenera o
coração do pecador (Figura B). Da mesma maneira que nosso Senhor deu a Lázaro o
poder de ouvir a Sua voz, assim o Espírito Santo dá aos pecadores a habilidade
de ouvir e obedecer ao evangelho.
Às vezes é dito que esta
doutrina faz com que os homens sejam nada mais do que peões em um tabuleiro de
xadrez. É dito que aqueles que não recebem a regeneração do Espírito Santo não
podem ser salvos nem sequer se eles quiserem ser salvos. E é dito que quando um
homem recebe o Espírito Santo, ele será salvo até mesmo se ele não quiser ser
salvo. Em outras palavras, é dito que este ensino não dá liberdade para o homem
exercer o seu livre arbítrio: o homem pode estar perdido contra a sua própria
vontade, e pode estar salvo contra a sua própria vontade! Mas isto não é
verdade, pois:
(1) Nenhum homem está “perdido contra a sua
própria vontade”. Como nós já vimos, “o
homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus”. O homem não deseja
ser salvo do modo que Deus requer. Não é a sua vontade aceitar a salvação
somente através de Jesus Cristo. E simplesmente não é justo colocar a culpa em
Deus por isso.
(2) A regeneração não é um ato de coerção (forçar o homem a agir contra a
sua vontade), mas um ato de criação
(criar no homem uma nova vontade). Quando nós dizemos que isto é uma obra da graça irresistível, nós não queremos
dizer que Deus faz com que as pessoas façam o que elas não querem fazer. O que
nós queremos dizer é que Deus muda as pessoas de forma que elas queiram fazer o
que elas não queriam fazer antes.
Quando
um homem é regenerado pelo Espírito Santo, três coisas devem ocorrer em
seguida:
(1) tal pessoa verá a verdade do evangelho. Como
um homem cego cuja visão foi restaurada verá a beleza do pôr-do-sol, assim este
homem poderá ver o evangelho como ele é.
(2) ele também sentirá uma convicção profunda
sobre a sua própria indignidade e culpa diante de Deus. Ele sentirá a sua
necessidade de Jesus como seu substituto, que morreu para pagar o preço do seu
pecado. Isto não será algo forçado sobre ele, e sim algo que ele sente porque a
sua natureza renovada quer agir desta maneira.
(3) então ele se arrependerá do seu pecado e crerá
no Senhor Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador. Ele quererá fazer
isto porque ele agora reconhece a sua própria necessidade, e que a obra de
Jesus Cristo é o único remédio para aquela necessidade. Assim, a obra do
Espírito Santo não consiste em forçar os homens a serem salvos, mas “para lhes abrires os olhos e os converteres
das trevas para a luz e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam
eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim”
(Atos 26:18).
Em
conclusão, devemos notar que há dois perigos a serem evitados se nós tivermos
certeza do nosso próprio chamado eficaz:
(1) o primeiro perigo é tornar algum sentimento
emocional, ou mesmo uma crise particular em nossa experiência religiosa, como
base de nossa garantia que nós somos chamados eficazmente. A Bíblia nos ensina
que os homens podem ter sentimentos e experiências muito fortes, sem serem
regenerados: “Outra parte caiu em solo
rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra”;
“O que foi semeado em solo rochoso, esse
é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria, mas não tem raiz em si
mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a
perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza” (Mateus 13:5,20,21);
“É impossível, pois, que aqueles que uma
vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes
do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo
vindouro, e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento,
visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e
expondo-o à ignomínia. Porque a terra que absorve a chuva que freqüentemente
cai sobre ela e produz erva útil para aqueles por quem é também cultivada
recebe bênção da parte de Deus; mas, se produz espinhos e abrolhos, é rejeitada
e perto está da maldição; e o seu fim é ser queimada” (Hebreus 6:4-8). O
chamado eficaz pode ser súbito, mas
também pode ser experimentado de um modo gradual. Pode haver sentimentos fortes
em um momento particular que surgem da obra do Espírito Santo na regeneração.
Mas isto não é sempre assim.
(2) o segundo perigo é a tentação para nos eximir
de nosso dever de aceitar o evangelho porque nós não fomos regenerados. As
pessoas às vezes dizem que elas se arrependeriam e creriam se pudessem. Mas
elas dizem que não podem se arrepender e crer porque Deus não lhes deu o
Espírito Santo. Evidentemente, o que elas acreditam é que elas têm que sentir
primeiro a presença do Espírito Santo nelas, antes que elas possam ter o dever
de se arrepender e crer. Mas isto não é verdade. Deus chama todos os homens para se
arrepender e crer. E é o dever de todos
os homens fazer isto, sem argumento ou demora. Além disso, não é dado a
qualquer homem saber primeiramente que ele é regenerado, e então se arrepender
e crer. É somente pela obediência ao convite do evangelho que nós podemos estar
seguros que nós fomos regenerados pelo Espírito Santo. É somente quando
procuramos com diligência cada vez maior, confirmar a nossa vocação e eleição
(II Pedro 1:10) que nós podemos estar seguros que nós somos eficazmente
chamados por Cristo.
Perguntas:
1. Que duas exceções existem à regra que “todos
os homens que serão salvos pela loucura da pregação?”
2. Prove através de versículos bíblicos que Deus
salva os homens pela pregação do evangelho.
3. Todos os homens que ouvem o evangelho vêm a
crer no mesmo?
4. O que é oferecido àqueles que ouvem o
evangelho? Isto é oferecido a todos?
5. O que está errado em dizer que a “salvação
deveria ser oferecida somente aos eleitos”?
6. Há alguma diferença natural em homens que faz
com que alguns aceitem, e outros rejeitem o evangelho oferecido? Explique.
7. Qual é a resposta comum dos homens ao
evangelho, enquanto eles não são regenerados?
8. O que torna o chamado do evangelho eficaz (no
caso de alguns)?
9. O que a figura A ilustra? E a figura B?
10. Como a ressurreição de Lázaro ilustra o chamado
eficaz?
11. Esta doutrina torna os homens meros “peões em
um tabuleiro de xadrez”? Por que?
12. Qual é a falsa idéia da “graça
irresistível”? Qual é a verdadeira
idéia?
13. Por que o chamado eficaz é “irresistível”? Cite três itens em sua resposta.
14. Quais são os dois perigos a serem evitados para
termos certeza a nosso respeito?
Fonte: G.I. Williamson, O
Catecismo Menor, Vol.1, Presbyterian and Reformed Publishing Co., E.U.A.